domingo, 26 de setembro de 2010

Art Noveau - La Belle Époque A beleza que transcende o tempo








 Aos leitores do meu blog quero esclarecer que não seguirei a linha do tempo em têrmos de história da arte. Quem precisar de matéria para pesquisa ou tem planos de viajar para o exterior e gostaria de se interar mais sobre arte é só deixar um recadinho que atenderei aos pedidos. Hoje postarei sobre Art Noveau um movimento que surge a partir do desejo do governo britânico de unir as artes à indústria.Também conhecido como "Estilo 1900" ou "O Estilo Liberty", o Art Nouveau se apresenta como tendência arquitetônica inovadora do fim do século XIX; um estilo floreado, onde se destacam a linha curva e as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.



O movimento teve início na Inglaterar com o movimento "Art and Craft" em 1880 com William Morris (1834 - 1896) e Arthur Heygate Mackmurdo (1852 - 1942),





Linhas orgânicas, curvas e ondulantes que sugerem movimento são as características do movimento Art Noveau

Em 1835 criou-se uma escola para aprimorar-se o desing e tornar a indústria com produção estética artesanal e havia uma busca em trazer à tona a tradição artesanal da Idade Média, inclusive entre críticos e professores de desenho como John Ruskin.George Edmund Street já projetara objetos para interiores e vida diária como papéis de parede, vitrais, tecidos, tapeçaria, mesmo sendo ele um arquiteto.
O abajour ao lado é de Louis Confort Tiffany

Mas a revolução industrial criou o trabalho artístico mecanizado levando a sociedade a abrir mão das características da produção artesanal única em sua estética.
O movimento Art Noveau, na busca de quebrar a estética da mesmice, se enriquece somando tendências: a industrialização, as artes e ofícios, a arte oriental, as artes decorativas e as iluminuras medievais.
Dez anos mais tarde, o estilo tem sua estréia na Arquitetura, com Victor Horta (1861 - 1947) e seu projeto para a residência Tassel (1892 / 93) em Bruxelas; apresentando como características, além do uso de elementos orgânicos, as aberturas com formas irregulares, a exploração de elementos de textura e cor nos revestimentos, o uso de ferro fundido e vidro, o desenvolvimento de novos materiais e novas formas de expressão apropriadas.

Este período criativo de proposta estética vai receber nomenclaturas distintas de acordo com os países em que se manifesta:
França: Art Noveau oU Le style Moderne
Alemanha: Jugendstil (Estilo Jovem)
Itália: Stile Floreale ou Stile Liberty
Áustria: Secesión 
Espanha: Modernista,

entretanto é como Art Noveau que se mantém na História da Arte.O movimento Art Noveau foi mais abrangente nos objetos ornamentais e na arquitetura

Abajour:Louis Confort Tiffany

 Em 1910 a Art noveau decaiu  e foi substituída por outra tendência denominada Art Deco.
Características da Art Noveau:* Conceito visual: Uso de flores e plantas para dar a idéia de movimento na natureza, em algumas ocasiões se utilizam insetos como mariposas e aranhas para dar mais dinâmica às formas.
* Uso da forma: Estilizadas e ondulantes, jamais línhas retas. Mulheres esguias, com os cabelos em movimento, "como simulando a ação do vento".
*A magia da cor: usam-se de preferência o contraste entre o preto e os tons pastéis. Utiliza-se o amarelo e o azul para acentuar as formas. Começa-se a introduzir a cor com força na arquitetura.
* Beleza funcional: a influência da revolução industrial estimulou as pessoas a ter este tipo de arte em sua casa, daí se derivando sua função decorativa.
Aplicações da art nouveau na arte visual
*Arquitetura: criam construções de grandes formatos, geralmente altas cuja característica mais forte é a ausência de linhas retas; até as janelas tem formas circulares.
*Pintura: Protótipos de mulheres altas e delgadas, geralmente mostradas en situações contemplativas. Estas mesmas ilustrações incorporam crianças em situações cotidianas e posteres de mulheres em cabarés.
*Decoração: as luminárias Tiffany, os vitrais e as inovadoras cortinas com formas ondulantes.




                                                                                                 Gustav Klimt : "O beijo"


 
                       
O Art Nouveau pode ser interpretado como um movimento burguês de cunho revolucionário, na medida que afronta a máquina (Revolução Industrial) e sugere a renovação do contato com a natureza, pregando o uso da ferramenta de trabalho como prolongamento do corpo do artista (A arte contra a técnica).


Broche de René Lalique:Dragonfly

artistas que atuavam na produção tipográfica téxteis.
Nessa época acreditava-se que o século XIX demonstrava pouca ou nenhuma importância estética.Tentando reverter esse panorama, Morris, pintor, poeta e artesão, clamava por uma unificação de todas as artes com o propósito de mudar a estética vigente que era a simples reprodução dos estilos do passado. Os ideais de Morris influenciaram aquela geração de artistas e arquitetos a enfatizarem o propósito social do desenho, na tentativa de integrar a arte à vida cotidiana.

http://www.postershow.com/images/c_art_nouveau_poster.jpg

Cartazes de autoria de : Henri de Toulose-Lautrec


Ficheiro:Dragonfly by René Jules Lalique.jpg

René Lalique - Libélula em vidro



Ornamento iluminado em forma de galo - René Lalique









Lalique foi o primeiro a idealizar frascos de perfumes tão refinadas quanto o seu conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário